www

Ganhe dinheiro com seu celular

sábado, 16 de outubro de 2010

Remédios são jogados em lixão de Urucará

O vereador Cícero José Coelho (PHS), do Município de Urucará, denunciou o descarte irregular de uma série de medicamentos feitos pela prefeitura da localidade, a 270 quilômetros de Manaus, em um lixão da cidade.

 

Da Redação do Jornal acritica


De acordo com o vereador, a denúncia foi feita por moradores à Câmara Municipal, na última quarta-feira, 21, e, ao recebê-la, a ocorrência foi registrada na delegacia.
“Identificamos vários medicamentos, infelizmente não temos como saber a quantidade exata, pois boa parte já havia sido enterrada. A maior parte deles estava com a data de validade vencida, mas dentre eles dois itens foram detectados dentro da data de validade: cloridrato de lidocaína - geleia e o catéter gelco. É um verdadeiro absurdo essa situação acontecer, pois é recorrente a falta de medicamentos no município”, disse o vereador.
Segundo ele, uma das principais cobranças da população é a falta de transparência com que a prefeitura conduziu o problema. “Sabemos que a Secretaria de Saúde do Estado (Susam) às vezes manda medicamentos com curto prazo de validade e que alguns são mais utilizados que outros. No entanto, é dinheiro público e temos o direito de saber para onde está indo.”
 O vereador informou, ainda, que tentou levar o caso ao Ministério Público do Estado, mas não foi possível porque o município está há nove meses sem promotor. “Fica muito difícil para a gente viajar até Manaus para conseguir acionar o MPE em uma situação como essa. Queremos exigir uma investigação mais apurada e não podemos.”
A reportagem tentou entrar em contato com a Prefeitura Municipal de Urucará, pelo número do gabinete do prefeito Fernando Falabela (PMDB), mas não obteve sucesso.
 A Secretaria de Saúde do Estado (Susam) informou, por meio de sua assessoria de imprensa, que tomou conhecimento do caso na última quarta-feira e enviou uma equipe da Secretaria Executiva Adjunta das Ações de Saúde no Interior para o município, para abrir uma sindicância.
O objetivo é saber a procedência desse medicamento e as causas de seu descarte. A equipe está no local fazendo esse levantamento e, após o retorno, nesta segunda-feira, será feita a análise. O resultado para providências deve ficar pronto nos próximos 15 dias.

 Fonte: http://www.acritica.com/noticias/Remedios-jogados-lixao-Urucara_0_304169613.html