O governador Omar Aziz e a primeira-dama Nejmi Aziz acompanharam na manhã deste sábado, dia 1º de outubro, mais uma edição do programa Escola Solidária. O evento atraiu milhares de pessoas à Escola Estadual Benjamin Magalhães Brandão, na Compensa, zona Oeste, onde 30 órgãos estaduais prestaram os mais diversos serviços gratuitos à comunidade do bairro, entre os quais atendimento médico, odontológico, oftalmológico, jurídico, teste de glicemia, aferição de pressão arterial, atividades de esporte e lazer, além de emissão gratuita de documentos (CPF, RG, carteira de trabalho e certidão de nascimento).
Omar Aziz afirmou que o programa ajuda o Governo do Estado a dar oportunidade de cidadania. “Muitas vezes, as pessoas têm dificuldades de acesso a um tipo de procedimento que o Estado possa oferecer e aqui ele tem, no mesmo local, todas estas possibilidades”, disse.
O estande mais procurado foi o da Secretaria Estadual de Trabalho (Setrab) que, em parceria com o Serviço Nacional do Emprego no Amazonas (Sine/AM) ofereceu 1,2 mil vagas para o mercado de trabalho. Segundo o governador, além da oferta de emprego, é preciso disponibilizar cursos de capacitação.
“Muitas vezes, as vagas deixam de ser preenchidas por falta de pessoal qualificado”, disse Omar, ao anunciar para os próximos dias o lançamento de um projeto envolvendo órgãos como o Centro de Educação Tecnológica do Amazonas (Cetam), Setrab, no qual serão oferecidos cerca de 300 tipos de cursos.
fonte:AGECOM